quarta-feira, 4 de março de 2015

Diferença entre Líder e Chefe.



Você sabe a diferença entre o CHEFE e o LÍDER? Quem você queria seria ser? Por quê? e o que te chama mais atenção nas caraterísticas do seu atual/ex  "chefe ou líder"?

Diferença entre Chefe e Líder

O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por alguém. Ele tem tendência a ser autoritário, comandar pessoas e distribuir ordens, sempre visando lucros e resultados. Geralmente o chefe não pensa no bem-estar coletivo, ele enxerga os funcionários abaixo da cadeia da instituição e que devem seguir suas ordens da maneira que ele julga mais eficaz. O chefe é excelente em apontar e responsabilizar os outros quando algo não dá certo, 
mas quando o objetivo é alcançado age como se ele tivesse executado só.

O líder é conhecido como motivador de sua equipe, ele inspira as pessoas, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las. Ele não visa apenas os resultados, ele se preocupa com o caminho até ser alcançado o objetivo, por não apresentar uma postura de centralizador tem a tendência de ser muito respeitado. Tenha certeza que para ele, você não é só um numero.
Existem aquelas pessoas que são líderes natos, esses têm a vocação! Possuem iniciativa, capacidade de influência, capacidade de comunicação, e estão a disposição de ajudar, não a fazer para o outro, mas ensiná-lo e orientá-lo para que faça sozinho.

Ele utiliza critérios justos em uma decisão e sempre esta focado na solução do problema, e não em apontar quem o causou.
Mas a liderança é algo a ser alcançado, existem cursos de aperfeiçoamento que auxiliam no desenvolvimento dessa habilidade, basta estar disposto a mudança de hábitos. Uma boa liderança trás benefícios para a empresa, os resultados sempre serão melhores quando conduzidos por uma equipe motivada.

   
O caminho que você esta trilhando esta fazendo
de você
um Líder ou um Chefe? Veja os 4 passos para se tornar Líder e Boa Sorte!




  1. ESTEJA ABERTO A CONTRIBUIÇÕES

Seja um líder flexível e aberto a contribuições por parte de sua equipe. Ouça todas as opiniões, sugestões e novas ideias. Assim, seus colaboradores se sentirão importantes e darão o melhor de si em prol de bons resultados.

 2.  DÊ O EXEMPLO

Essa é uma dica preciosa para todo líder que deseja potencializar sua liderança. Seja exemplo para seus liderados e, assim, os comportamentos da sua equipe serão reflexos de suas próprias ações.
3.  DÊ SUPORTE A SEUS LIDERADOS
Outra dica importante para ser um bom líder e não um mau chefe é acompanhar seus colaboradores no dia a dia de trabalho. É importante ser flexível e dar autonomia a cada um quando necessário, mas também é imprescindível que você esteja junto com sua equipe acompanhando as demandas e a evolução de cada um. Seja o suporte que eles necessitam.
4. RESPEITO É FUNDAMENTAL

Honre e respeite a vida de cada colaborador. Lembre-se de que um nível mais alto na hierarquia não dá o direito de desrespeitar e humilhar os outros profissionais. Trate-os da mesma maneira que gostaria de ser tratado, pois eles são parte fundamental da equipe.
Vale lembrar que por trás de todos os resultados alcançados pela empresa estão as pessoas que, no dia a dia, dão o melhor de si em busca de grandes conquistas. Profissionais bem liderados e motivados produzem mais, se empenham mais e, consequentemente, alcançam importantes metas.
E você, que outras dicas considera importante para se tornar um bom líder e não um mau chefe? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento com seus amigos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário